IMAX: NY e Londres

IMG_20130613_143118

O imponente IMAX de Londres.

Ir ao cinema em viagem nem sempre é a melhor opção do que fazer, eu reconheço. Os ingressos são caros, não temos meia entrada e parece um programa que poderíamos estar fazendo perto de casa. Mas acreditem, conferir um super blockbuster nas mega salas IMAX existentes ao redor do mundo é uma experiência imperdível.

Para quem não conhece, o sistema IMAX, criado pela empresa canadense IMAX Corporation em 1971, hoje se tornou sinônimo de qualidade de imagem e som para exibição cinematográfica (ler mais). Contando inclusive com alguns entusiastas famosos, como o diretor Christopher Nolan, que desde O Cavaleiro das Trevas vem pregando na indústria os benefícios de se filmar com as câmeras especiais do formato. Resumidamente, o IMAX se tornou o queridinho do público e dos próprios realizadores como a melhor forma de se consumir cinema, especialmente os grandes blockbusters.

É verdade que no Brasil alguns cinemas já possuem salas no formato, como o Espaço Itaú do Shopping Bourbon em São Paulo e o UCI New York City Center no Rio de Janeiro (veja lista completa aqui). Mas apesar de oferecerem uma experiência muito bacana, as salas nacionais ainda não chegaram ao patamar máximo que a tecnologia pode oferecer. Só como parâmetro de comparação, a sala do Rio de Janeiro tem uma tela de 21 (L) x 14 m (A). Já as duas salas que visitei no exterior, a de Nova York (pra ver Guardiões da Galáxia) tem 30 x 23 m e a de Londres (O Homem de Aço e Além da Escuridão – Star Trek) tem 26 x 20 m.

Antes do filme, passam pequenas apresentações da capacidade das salas com teste das caixas e as vinhetas do IMAX (sabe aquelas com 3D melhor que dos próprios filmes?). Eles definitivamente sabem valorizar o fator espetáculo de ir ao cinema. Além disso, no caso de Nova York, lembre-se que você está na América, o cinema tem uma mesa de refil de coisas pra colocar na pipoca, incluindo manteiga derretida. Se isso não é aproveitar a cultura local eu não sei o que é (infelizmente não tem cházinho na de Londres)!

Sempre que estiver viajando por aí, caso tenha algum blockbuster em cartaz que te interesse, recomendo imensamente procurar a sala a IMAX mais próxima para curtir uma experiência cinematográfica diferente. Atualmente as maiores salas do mundo ficam na Austrália (LG IMAX Sidney e IMAX Melbourne), mas nos Estados Unidos, Europa e Ásia é muito fácil achar algumas salas incríveis pra ver o blockbuster da semana em grande estilo.

Mais informações sobre os cinemas visitados:

  • BFI IMAX

Endereço: 1 Charlie Chaplin Walk, London SE1 8XR, Reino Unido

Preço médio: 20,00 libras

Compre ingressos: http://www.odeon.co.uk/cinemas/bfi_imax/211/

 

  • AMC Loews Lincoln Square 13

Endereço: 1998 Broadway, New York, NY 10023

Preço médio: $ 22,00

Compre ingressos: https://www.amctheatres.com/movie-theatres/new-york-city/amc-loews-lincoln-square-13

 

Um pequeno vídeo mostrando os bastidores do IMAX de Londres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s