Harry Potter Studio Tour

Harry Potter studio tour

Eu sou daqueles fãs de Harry Potter padrão: começou a ler os livros com 11 anos, cresceu com os personagens, até que se deu conta que a cartinha de Hogwarts nunca chegou e por causa disso a vida jamais vai ser completa. Dramas a parte, a verdade é que a série de filmes, embora não fosse tão boa quanto estar em Hogwarts, era a melhor opção que tínhamos para ver o mundo bruxo com nossos próprios olhos. Até claro, o lançamento do The Wizarding World of Harry Potter em Orlando (assunto pra outra hora) e este Warner Bros Studio Tour: The Making of Harry Potter em Londres.

Lançada em 2012, dois anos após a aquisição do estúdio Leavesden pela Warner Bros, a The Making of Harry Potter é uma exposição permanente fabulosa sobre a obra de J.K. Rowling. Apesar de não ser a primeira exposição sobre a franquia, já que de 2001 a 2003 existiu a atração Harry Potter Movie Magic Experience no parque Warner Bros Movie World na Austrália, esta em Londres sem dúvida é a versão definitiva do que os fãs poderiam desejar. Diferente da experiência australiana, que se concentrava só nos dois primeiros filmes e consistia basicamente de recriações, o Tour londrino exibe boa parte dos cenários, figurinos, objetos de cena, veículos e maquetes usadas nas filmagens da franquia inteira.

IMG_20130614_114408

Importante ressaltar que diferente das áreas temáticas de Orlando e Osaka, a atração na capital inglesa não é de forma alguma um parque. A licença da marca Harry Potter para parques de diversões foi vendida para a Universal Studios e não pode ser replicada em mais lugar nenhum. O Warner Bros Studio Tour é, como o nome já diz, um tour pela produção dos filmes. Algo que está cada dia mais raro de se encontrar neste nível de detalhes, levando em consideração que a maioria dos parques temáticos que tinham atrações de Tour por estúdio estão optando por fechar as mesmas em busca de novos empreendimentos, como por exemplo o Disney’s Hollywood Studios que encerrou em 2014 as atividades do Studio Backlot Tour.

Mas voltando ao assunto, a quantidade de detalhes e referências é absolutamente inacreditável. Embora o mais impressionante sejam os cenários macros, como o Grande Salão de Hogwarts (que abre o tour), o Beco Diagonal e a Rua dos Alfeneiros, não tem como não se admirar com as áreas de design e objetos. Por que são justamente nestas partes que temos condição de notar a verdadeira escala de perfeccionismo, como por exemplo nos jornais, papéis, livros e rótulos de produtos. Todos extremamente detalhados, com informações que jamais seriam notadas nas telas, mas que estão lá para dar um toque extra de realidade.

IMG_20130614_111644

Em suma, o Harry Potter Studio Tour (como chamo para facilitar) é um templo para os fãs da série Harry Potter. Mas vai bem além disso, também é um lugar muito especial para qualquer cinéfilo interessado na produção de um longa-metragem de grandes proporções. Visitando esta atração podemos provar como a construção física de sets e efeitos práticos pode beneficiar um filme e tornar a experiência mais completa. Por melhores que sejam os efeitos digitais de hoje em dia, não tem nada que substitua um set monumental cheio de objetos e pequenos detalhes. Por essas e outras que a saga Harry Potter deixa tantas saudades e visitar o estúdio Leavesden desperta tantas memórias boas. Lá a gente quase esquece que a cartinha nunca chegou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais informações:

Warner Bros Studio Tour: The Making of Harry Potter

Studio Tour Drive, Leavesden WD25 7LR, Inglaterra

Abre quase todos os dias do ano, checar calendário clicando aqui.

Preço: 35 libras (adulto) / 27 libras (até 15 anos)

Site Oficial: https://www.wbstudiotour.co.uk/

Importante: Compre seu ingresso na internet. Dá pra marcar o dia e horário da visita, o que torna o passeio muito mais planejado, sem o risco de filas quilométricas.

Como chegar: O mais recomendado é pegar o metrô e descer na estação Watford Junction. De lá o próprio estúdio oferece um ônibus shuttle (2,50 libras por pessoa) para o local do Tour, que sai de 15 em 15 minutos. O recomendado é chegar na estação em torno de 40 minutos antes do horário programado para não correr nenhum risco.

Dica: Não recomendo comprar pacotes de empresas de turismo. Chegar em Leavesden é muito fácil e comprar os ingressos mais ainda. Então, a não ser que o pacote te dê algum desconto ou benefício muito grande, vá por conta própria e não gaste seu dinheiro com o serviço das agências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s