007 Contra a Roubada Atômica

IMG_20130616_134107

Foto triste tirada no ônibus em movimento. Não ia melhorar muito o passeio…

Comentei faz algumas semanas no Facebook como em Londres é possível achar diversas locações dos filmes do 007. A experiência de encontrar uma sem querer pode ser extremamente agradável, porém um tanto incerta sem a devida pesquisa. Para ajudar os turistas mais preguiçosos, várias agências organizam passeios pagos para os interessados em James Bond, Harry Potter, Sherlock Holmes e outros personagens ingleses. A mais famosa delas é a Brit Movie Tours, que contratei em 2013 e não poderia ter me arrependido mais.

A BMT oferece uma variedade gigante de passeios e tours, por ônibus ou a pé, relacionados a cinema e televisão, incluindo Doctor Who, Game of Thrones, Downton Abbey, além dos três já citados. São inúmeras opções, uma mais (aparentemente) interessante que a outra. Os preços variam de 20 até 1.000 libras, dependendo do pacote. Quase todo mundo que começa a pesquisar sobre Londres, em algum momento vai ver publicidade da BMT, tamanha a entrada que eles tem no mercado.

Comigo não foi diferente. Em menos de 2 horas de pesquisa, os logotipos da empresa já estavam rondando meu navegador. Para ir no Estúdio Leavesden, como expliquei no post sobre o Harry Potter Studio Tour, o processo de compra dos ingressos e acesso ao local é extremamente simples, de forma que achei desnecessário pagar por pacotes de agências de turismo. Mas como fã de 007, me vi na obrigação e vontade de procurar alguma atividade relacionada a franquia. E diferente do seu compatriota mágico, James Bond não tem exatamente uma atração fixa e tão bem organizada. Desta forma acabei comprando com a Brit Movie Tours um passeio de ônibus pelas principais locações em Londres dos filmes do agente secreto.

locacoes007

Olha, que dinheiro jogado no lixo (26 libras). Óbvio que minha experiência foi uma em um milhão, numa empresa que bem ou mal já está há anos no mercado. Não posso afirmar que todos os demais passeios são ruins, até imagino que existam outros melhores, com guias mais interessantes. Mas me sinto na obrigação de contar um pouco sobre minha experiência para ajudá-los a decidir se devem comprar ou não um passeio desses (e acreditem o Google vai se esforçar ao máximo para mostrar a BMT e suas ofertas).

O que escolhi foi o “James Bond Bus Tour of London” (ou como o chamo “007 Contra a Roubada Atômica”), como já comentei, um passeio em ônibus particular passando pelas principais locações dos filmes. O que tinha tudo pra ser algo extremamente interessante, com até possibilidade de conhecer outros fãs da franquia, se tornou uma tortura de quase 3 horas de duração. Pra começar, o meu guia, que a partir de agora chamarei de Blofeld, era um sujeito insuportável. E quem já fez passeio guiado, sabe como um bom guia pode fazer toda a diferença. Infelizmente me dei mal nesta vez.

Blofeld era uma dessas pessoas exageradamente felizes, sem a menor habilidade de conduzir um grupo de adultos, em sua maioria cinéfilos e fãs de James Bond. Fazia piadas sem graças, conduziu um Quiz dentro do ônibus com perguntas estúpidas (Complete a frase: Meu nome é Bond. James___. a) Bond, b) Von Trapp, c) Pikachu) e simplesmente não tinha a menor vocação pra ser guia. Acreditem ou não, Blofeld a cada acerto nas perguntas gritava em seu microfone: “Weeeeeeee”.

blofeld

Blofeld durante sua interação constrangedora com os presentes.

Mas guia chato a parte, o fato é que o tour não era tão interessante assim. A maior parte das 3 horas de duração ficamos dentro do ônibus, ouvindo Blofeld falar bobagens, ocasionalmente saindo para tirar algumas rápidas fotos das locações em que se tinha acesso. Por que obviamente, quando não era um lugar público, não dava para entrar em nenhuma delas (aqui confesso que me faltou esperteza e sobrou ilusão de imaginar que entraríamos no prédio do Mi6 ou do College of Arms).

E por incrível que pareça, o pior ainda estava por vir: Blofeld, de repente, sem mais nem menos, abandonou o assunto James Bond e começou a falar de política dentro do ônibus. Não política internacional, mas picuinhas entre partidos, vereadores e candidatos a prefeitura de Londres. Naturalmente, sendo um quórum formado só por turistas, a cara de bunda prevaleceu entre todos os presentes. Neste ponto, depois de mais de duas horas de chateação e tédio absolutos, não aguentei mais. Assim que o ônibus fez uma parada, saí dali que nem um maluco, xingando tudo e todos e deixando Blofeld sem entender nada.

E assim acabou o meu 007 Bus Tour. Se ainda não tinha dado para perceber, não gostei muito. Quem se interessar por algum dos produtos da Brit Movies Tour, pesquise MUITO antes de contratá-los e saiba que pode ser uma roubada. Mas principalmente: verifique se não dá para fazer sozinho, sem pagar nenhum Blofeld da vida para te chatear por 3 horas consecutivas.

Mais Informações:

Site Oficial do Brit Movies Tour (entre por sua conta e risco) – britmovietours.com

Blog James Bond Locations (o qual não conhecia na época da viagem) – Jamesbondlocations.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s