Cinemateca e Museu da Música em Paris

Musee-de-la-musiqueBlog

Fonte: Wikimedia Commons, Autor: Pline

Se tem um lugar para se sentir culto é Paris. A terra mais amada por artistas e casais apaixonados é a casa de alguns dos melhores museus do mundo. Mesmo eu que não sou profundo apreciador de artes plásticas e visuais, não resisti aos encantos dos museus d’Orsay, l’Orangerie e, claro, do magnífico Museu do Louvre. Mas além destes mais famosos, a cidade luz tem diversas outras opções fabulosas para interessados em outras formas de arte e um pouco de história. Minhas descobertas favoritas foram duas: o Museu da Música na Cité de La Musique e o Museu da Cinemateca Francesa.

Reconheço que são duas atrações que certamente não estarão no roteiro dos viajantes mais apressados. Numa cidade tão grande, plural e cheia de pontos imperdíveis, quem tem apenas aqueles dois ou três dias de passeio deve mesmo se concentrar no básico sem medo e já preparar a listinha de “coisas a fazer quando voltar” (e acredite, em Paris esta lista será sempre gigante). Mas se você dispõe de alguns dias a mais (espero que sim), recomendo imensamente dedicar algumas horas a estas duas atrações deliciosas e super econômicas.

1) Museu da Música  (Cité de La Musique)

IMG_20130621_150726

Minha visita começa com uma historia curiosa. Após uma tentativa frustrada de visitar a Catedral de Notre-Dame, tive a péssima ideia de andar até a região da Cité de La Musique, que já haviam me indicado no albergue. “Vou caminhar e ver bastante da cidade, vai ser legal”, pensei. Mas confesso que não esperava por uma caminhada de quase 1 hora e 20 minutos, que comprovou de uma vez por todas como eu estava fora de forma. Então só mesmo um lugar tão fascinante como esse para me tirar do estado quase decrépito pós-caminhada.

O Museu da Música é apenas uma das atrações deste complexo chamado de “Cidade da Música”, mas talvez a mais imperdível de todas. O espaço possui sempre duas exposições paralelas: a temporária e a permanente. A primeira muda de tempos em tempos, então não vou me prender muito (quando fui, em junho de 2013, era uma exposição espetacular sobre trilhas sonoras de cinema). O carro chefe do local é mesmo a permanente, que consiste num longo acervo de instrumentos musicais de todas as épocas e locais que se possa imaginar. Mesmo não entendendo muito de música, fiquei absolutamente fascinado com cada peça exposta e a história por trás delas. Além disso, ao comprar o ingresso, o visitante já ganha o audioguia (inglês, francês ou espanhol) com uma função super bacana de mostrar o som de vários dos instrumentos expostos. E considerando que no museu tem diversas raridades, é uma experiência bem interessante.

Horário: Terça a Quinta, de 12:00 as 18:00 / Sábado e Domingo, de 10:00 as 18:00

Preço: 5 euros (permanente) / 10 euros (permanente + temporária)

Endereço: 221 Avenue Jean Jaurès, próximo a estação Porte Pantin

Mais informações: http://philharmoniedeparis.fr/en/museum-exhibitions

Atenção: Jovens de até 26 anos não pagam ingresso para a exposição permanente!

 

2) Museu da Cinemateca Francesa

Sete quilômetros ao sul da Cité de La Musique, quase na beira do Rio Sena encontra-se esta outra exposição deliciosa, desta vez voltada ao cinema e sua história. Intimista, porém imperdível, a Cinemateca Francesa expõe figurinos, objetos, posters e equipamentos da história da 7° arte. Espaço obrigatório para qualquer cinéfilo de passagem pela cidade.

Além do museu, a Cinemateca oferece sessões diárias com conteúdos especiais normalmente focados em grandes cineastas ou vertentes do cinema mundial. Só em 2016 já passou ou vão passar pelas telas do local mostras de Gus Van Sant, John Huston, Wes Craven, dentre outros.

Quem quiser aproveitar a viagem, dá para esticar o passeio até outros pontos interessantes próximos a Cinemateca, como o Parque de Bercy, lindíssima área verde para caminhar e relaxar, e a imponente Biblioteca Nacional da França, lar de mais de 30 mil ítens, entre livros e publicações. Ainda na área do parque existe também o AccorHotels Arena, espaço de shows e grandes eventos esportivos, mas que não conheci por falta de interesse nas atrações (e dinheiro para paga-las).

Horário: de 12:00 as 19:00, fechado as terças

Preço: 5 euros

Endereço: 51 Rue de Bercy, próximo a estação Bercy

Mais informações: http://www.cinematheque.fr/musee.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s