EYE – Amor ao cinema em Amsterdã

20150521_124744

Amsterdã não tem exatamente o mesmo status de cidade cultural como Paris ou Nova York. Por mais linda que seja, convenhamos que a cidade tende a receber entusiastas de uma outra área específica, que não é bem a de arte e cultura. Mas a beleza desta metrópole holandesa é justamente abraçar todas as vertentes e formas de turismo que se possa imaginar, sendo amada por todos sem discriminações. Para os amantes do cinema, portanto, não seria diferente!

Um pouco mais afastado da área central turística, encontra-se este belíssimo templo do cinema chamado EYE Film Institute. Projetado por arquitetos austríacos, a construção já impressiona logo de cara por conta do design imponente e inovador. Mas é na parte de dentro que encontra-se o verdadeiro tesouro do lugar: duas áreas de exposição (temporária e permanente), restaurante, loja e quatro salas de exibição com curadoria diferenciada.

A exposição permanente “Panorama” é bem bacana, mas segue a linha de outras semelhantes europeias, com objetos e equipamentos da história do cinema, contando com dois diferenciais: uma sala interativa em 360º com clipes extraídos de mais de cem filmes e uma mini atração em tela verde que te permite se inserir numa espécie de versão de Viagem à Lua de Georges Méliès (que pode ser enviada por e-mail no final). A melhor parte? Toda a “Panorama” é gratuita.

Em paralelo, o visitante pode conferir as exposições pagas e as sessões da programação especial da casa. Atualmente, em junho de 2016, encontra-se em cartaz a exposição/mostra “Master of Light – Robby Müller”, retrospectiva do fotógrafo holandês responsável por Dançando no Escuro, Dead Man, além de vários clássicos do seu parceiro Wim Wenders. Ou seja, só coisa boa! Os preços giram em torno de 10 euros, com uma opção de combo “exposição + sessão” por 16 euros.

Mas independente de optar pelas atrações pagas, ou só a “Panorama”, o passeio em si já vale a pena. Para chegar no EYE é preciso pegar uma ferry logo atrás da Amsterdam Centraal, estação de trem principal da cidade. A viagem é gratuita, tem ferrys saindo o dia inteiro, e não dura mais de 5 minutos. Não esqueçam a câmera no hotel, por que o trajeto é super bonito, especialmente no pôr do sol.

A lojinha do lugar também é uma tentação, com diversos livros, DVDs e artigos de cinema. Encontrei por lá uma coisa que adoro, que são aquelas caixinhas de música de dar corda. A parte curiosa é que para não perder a temática do Instituto, a maioria das opções eram de trilhas sonoras de filmes, incluindo Star Wars, Harry Potter, Poderoso Chefão, Casablanca e até produções brasileiras! Só atenção, o EYE não aceita pagamentos em dinheiro, apenas cartões de créditos (internacionais também, não se preocupem).

Estando em Amsterdã não deixem de conferir o EYE, além de ser uma excelente atração para os fãs de cinema, se trata de um passeio super agradável e com vista imperdível. E bem… seguindo o clima de aceitação da cidade até os mais animados por substâncias recreativas podem gostar. Conversando com outros hóspedes do albergue mais fora da caixinha, aparentemente dar um pulo na sala 360º após algumas horinhas nos CoffeeShops do Centro é uma experiência no mínimo curiosa. Mas ai deixo para vocês experimentarem e me contar.

Mais informações:

EYE Film Institute

IJpromenade 1, 1031 KT Amsterdam

Abre diariamente de 10h as 22h (aproximadamente).

Site Oficial: www.eyefilm.nl/en

Como chegar: Atravesse a Amsterdam Centraal em direção as paradas das ferrys. Procure a embarcação com o título “Buiksloterweg”. O acesso é gratuito, tem saídas de 5 em 5 minutos.

Importante: O EYE não aceita pagamentos em dinheiro! Esteja sempre com cartão de crédito internacional para comprar ingressos ou fazer compras na lojinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s