
A magia de Wicked em cartaz em São Paulo (Foto: Marcos Mesquita/Divulgação)
Parte da graça de ir a São Paulo (além de passar na Liberdade, na Limited Edition e fazer as nerdices habituais) é conferir os musicais em cartaz nos grandes teatros da cidade. Hoje comento dois que estrearam este ano, vindos diretamente do West End e da Broadway: We Will Rock You e Wicked.
We Will Rock You (Teatro Santander)

Protagonista Alírio Netto soltando a voz (Foto: Divulgação)
Inicialmente destruído pela crítica internacional, o musical inspirado nas canções do Queen se tornou um sucesso arrebatador de público. We Will Rock You chega ao Brasil quatorze anos depois da estreia mundial, inaugurando o belíssimo Teatro Santander, no bairro de Itaim Bibi. O teatro fica no prédio anexo ao Iguatemi JK, um daqueles shoppings de extremo luxo só com marcas de grife e restaurantes caros. Confesso que não faz muito meu estilo, prefiro teatros de rua mais clássicos como o Renault ou o Municipal do Rio. Embora deva reconhecer que o espaço em si, shopping a parte, é bem interessante.
Quanto ao musical, consigo entender o porquê ter sido tão mal recebido pela crítica. A dramaturgia é muito ruim, daquelas que dá vergonha de ouvir os diálogos e ver as soluções que o texto encontra para a trama. Nada mais é que um fiapo de história para fingir que as canções do Queen estão construindo alguma narrativa. Além do mais possui um erro de concepção primário: o texto estabelece que o rock é um conceito do passado mantido apenas pelos grupos rebeldes de uma sociedade distópica. Entretanto, os vilões também se utilizam do rock para se apresentar e contar suas histórias. Ok, é um musical, mas uma regra foi estabelecida na narrativa, não deveria ser quebrada. Enfim, é uma bagunça completa.
Mas, dito isso, We Will Rock You ainda assim é extremamente contagiante. Por um motivo muito simples: apesar da dramaturgia fraca, o musical conta com um time de primeira linha de atores, bailarinos e músicos. O elenco é composto por alguns dos melhores nomes do teatro musical brasileiro, o que torna impossível não se deixar levar pela energia e vozes impecáveis que cantam e dançam as músicas do Queen. Ou seja, se como teatro falha consideravelmente, como show We Will Rock You é um tremendo acerto.
Mais informações:
We Will Rock You – O Musical do Queen
Teatro Santander – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi
Horários: Quinta e Sexta – 21h, Sábado – 17h e 21h, Domingo – 16h e 20h
Onde comprar: Ingresso Rápido (clicando aqui) ou bilheterias do próprio teatro
Wicked (Teatro Renault)
A história das bruxas de Oz talvez seja o exemplo mais perfeito de teatro musical que exista. Seja pelas incontáveis versões e adaptações do clássico O Mágico de Oz, seja através desta releitura que estreou na Broadway em 2003 e desde então vem lotando teatros ao redor do mundo. Wicked já passou por mais de 10 países e chegou ao Brasil para ocupar o difícil espaço deixado por O Rei Leão no Teatro Renault em São Paulo.
Em termos de produção, não há o que falar. Seguindo a fórmula de franquias que a Time For Fun (vulgo T4F) pratica desde que entrou no mercado de musicais, esta montagem de Wicked é uma réplica quase idêntica das versões americana e londrina (a qual assisti em 2013). O cenário é grandioso e imponente, os figurinos incríveis e toda a parte técnica impecável como sempre.
O que ganhamos de diferente são as versões brasileiras das canções e o elenco nacional. Felizmente, ambos posso dizer que não decepcionam. As letras em português são sempre uma preocupação em grandes musicais estrangeiros, mas neste caso não comprometem nem um pouco. Pelo contrário, contam a história muito bem, sem soar estranho em nenhum momento. O elenco, por sua vez, também merece destaque. Ótimos atores, super afinados e com excelente preparo físico por conta das complicadas coreografias. A atriz que faz a Glinda (Fabi Bang) é um escândalo a parte, com timing cômico afiadíssimo e belíssima voz, a ponto de ser aplaudia em cena aberta diversas vezes. Infelizmente não assisti com a titular da Elphaba (Myra Ruiz, que fez Nine ano passado), mas a cover (Talita Real, se não estou enganado) também fez muito bem.
Em resumo, Wicked é uma obra imperdível e emocionante que entrega tudo que um musical pode oferecer: músicas lindas, belas coreografias, cenários e figurinos deslumbrantes e um elenco de alto nível. Quem estiver em São Paulo, não deixe de conferir! E se já viu na Broadway, veja de novo. O nosso é melhor!
Mais informações:
Wicked – A História não Contada das Bruxas de Oz
Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Horários: Quinta e Sexta – 21h, Sábado – 16h e 21h, Domingo – 15h e 20h
Onde comprar: Tickets For Fun (clicando aqui) ou nas bilheterias do próprio teatro
Um comentário sobre “We Will Rock You e Wicked em São Paulo”