Teatro Riachuelo Rio

20160901_185741

Lá para 2008 eu ainda estava descobrindo o cinema. Na época fazia vestibular e estava bem apertado financeiramente. Ou seja, não tinha tempo, nem dinheiro e nem disposição de ficar indo para Botafogo ou Barra, as duas principais áreas de cinema no Rio. Por sorte, meu cursinho era no centro e para chegar em casa passava bem na frente do antigo Cine Palácio.

O lugar era um daqueles cinemas tradicionais do centro do Rio de Janeiro, datado de 1928. Chegou a ser cassino antes de virar cinema e ficou marcado na história por ter abrigado a primeira exibição de filme sonoro na cidade. Lá nos anos 2000 começou a receber também algumas mostras e eventos, sendo o principal deles o Festival do Rio. Era um dos cinemas de rua mais amado entre os cinéfilos do Rio e talvez, junto do Odeon, o mais tradicional também. Infelizmente, após sérios problemas financeiros, fechou as portas em 2008.

Minha história com o Cine Palácio começou em 2004 ou 2005, mas foi justamente no ano de encerramento que me tornei frequentador fiel. O lugar, na época administrado pelo grupo Severiano Ribeiro, não só tinha uma programação boa e horários compatíveis com os meus, como também o preço ideal para todos os bolsos. Por conta disso, assisti por lá um monte de filmes, dentre eles: Indiana Jones com meu pai, O Incrível Hulk com os amigos e um sozinho que prefiro não revelar. Quando o Palácio fechou fiquei arrasado, afinal era a 3º vez que um cinema que eu adorava ia embora. O saudoso Paissandu no Flamengo havia fechado alguns anos antes e o cine Galeria Condor virou igreja evangélica (que ódio).

Me doía pensar que o Palácio, um dos cinemas mais importantes do Rio, poderia se tornar igreja ou até mero escombro. Lembro que na faculdade (estudei Produção Cultural na UFF, em Niterói), cheguei a fazer um trabalho sobre o lugar, propondo a criação de um museu e centro cultural de audiovisual, com espaço de exposição, café e salas de exibição, sendo uma delas o 1º (na época) IMAX do Rio de Janeiro. Loucura total! Enfim, meu coração sempre apertava quando via o belo prédio começando a cair aos pedaços, mas o tempo passou e ano retrasado foi anunciado que o Palácio seria transformado em um mega teatro para musicais, eventos e grandes espetáculos. Uau, que notícia!

20160901_190042

Esta semana, alguns dias após a reinauguração, finalmente tive a oportunidade de ver o espaço em funcionamento, com o musical Garota de Ipanema, de Gustavo Gasparani, produção da Aventura Entretenimento (empresa responsável também pela revitalização do Palácio). Já sabia que ia ficar feliz, mas quando eu vi o letreiro vermelho na fachada, réplica do original, realmente bateu uma leve emoção. Felizmente, não para por aí! Todo o interior do prédio, embora remeta ao original, foi reformado e modernizado.

O corredor principal agora conta com a bilheteria, uma mini exposição com fotos da restauração, lojinha do musical e uma bomboniére. A lotação, contando plateia baixa e alta, está na faixa dos mil lugares. A parte que antes era a Sala 2 do cinema deu lugar aos balcões, além de área de ensaios e administração. Os banheiros se localizam a esquerda da entrada da plateia baixa e nas escadas que sobem para os balcões. Cada centímetro do teatro está impecavelmente renovado, mostrando como a Aventura Entretenimento teve cuidado com o projeto.

20160901_190137

Enfim, não poderia estar mais feliz com esta grande novidade para a cidade do Rio de Janeiro. Numa terra em que cinemas viram igrejas, teatros evaporam e fazer cultura é matar um leão por dia, pelo menos este mês vencemos uma batalha. Meus sinceros parabéns a Aventura e a Riachuelo, que dá nome ao teatro, por devolver a cidade este prédio tão importante para a arte carioca. Seja muito bem vindo Teatro Riachuelo!

MAIS FOTOS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s