Onde comer em Berlim

dsc02308

Depois de visitar o Japão e Portugal, nunca imaginei que ia me apaixonar tanto gastronomicamente por outro lugar. Mas Berlim foi uma grata surpresa, local de algumas das melhores experiências gustativas que já tive na minha vida.

Curiosamente, a cozinha alemã tradicional não é muito presente no dia a dia da cidade. A grande maioria dos restaurantes com preços mais populares são gerenciados por estrangeiros, que servem suas respectivas culinárias locais. Então se por um lado fiquei meio decepcionado, provavelmente sonhando com o estereótipo da comida alemã que temos no Brasil, por outro, tive a oportunidade de experimentar pratos únicos.

A qualidade é obviamente impecável, mas o que chama mais atenção mesmo é o preço. Diferente de outras capitais europeias, Berlim oferece preços muito convidativos. Um bom prato de almoço, em lugares deliciosos, como os que vou comentar aqui, podem ser comprados por uma faixa de 5 a 7 euros. O único lado negativo é a dificuldade de se pagar com cartão de crédito. Com exceção de supermercados e alguns restaurantes mais caros, a maioria dos estabelecimentos não aceitam. Portanto não deixe de andar com alguns euros para poder se deliciar com o que tem de melhor na cidade. Vejam abaixo alguns dos lugares que mais gostei (mapa no fim do post)!

1) Hamy Cafe (culinária Vietnamita)

20161210_222024

Próximo à estação Hermannplatz do metrô, o Hamy Cafe é um restaurante vietnamita bem gostoso, com pratos que você provavelmente nunca ouviu falar. O ambiente é barulhento, caótico, mas ao mesmo tempo inesquecível. O lugar vive cheio, mas nada que uma pequena espera não resolva. As sopas são incríveis, as massas mais ainda e a experiência como um todo nem se fala.

Endereço: Hasenheide 10, 10967

Site: hamycafe.com

2) Nil – Sudanesischer Imbiss (culinária sudanesa)

20161211_144542

Se tem um lugar que eu não fazia a menor ideia do que esperar era esse Nil, especializado em culinária do Sudão. O ambiente é minúsculo, com 3 ou 4 mesinhas, mas comida é deliciosa. Tem opções com carne, vegetariana e vegana. Ou seja, é um local que atende todo mundo. Não deixem de experimentar o Vegan Teller e os falafels. Eles oferecem as refeições em formato sanduíche ou no prato, ambos igualmente maravilhosos.

Endereço: Boxhagener Str. 27, 10245

Site: nil-food.de

3) Street Food Thursday

Esquece ilha dos museus, Estádio Olímpico, Alexanderplatz, esquece tudo. Se tem um lugar obrigatório em Berlim é o Street Food Thursday. Sediado no mercado Markthalle, o evento acontece toda quinta-feira de 17h as 22h, com o melhor da gastronomia de rua mundial. Dá para encontrar de tudo, de takoyaki até cachorro quente brasileiro. Os preços são bons, a comida é fresca e o ambiente delicioso. Eu que amo feiras gastronômicas, posso dizer sem medo que a Street Food Thursday é a melhor que já fui.

Endereço: Eisenbahnstraße 42-43, 10997

Site (do mercado): markthalleneun.de/markt/street-food-thursday

4) Supermercados

Pode parecer bobagem recomendar isso, mas os supermercados são sim uma ótima opção de alimentação rápida em Berlim. As redes maiores como Kaiser’s, REWE e Kaufland possuem sempre uma área de refeições e lanches prontos “to go”. Dá para encontrar sanduíches, wraps, saladas e até massas prontinhas para sair comendo. Pode não primar pelo sabor, mas tudo é fresco o suficiente para quebrar um galho em dias mais cheios. Confiram também o setor de panificação, sempre dá para achar um pão recheado delicioso e quentinho saindo do forno.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o panorama gastronômico de Berlim, acesse o blog Berlin Food Stories (em inglês), cheio de relatos e dicas imperdíveis: berlinfoodstories.com. Vejam também abaixo o mapa com os lugares citados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s