6 musicais pra ver em Nova York e Londres

20140826_133920

O mercado dos musicais da Broadway em Nova York e do West End em Londres faz tempo se tornou o blockbuster da arte teatral. Orçamentos milionários, elencos enormes, grandes celebridades e impressionantes efeitos especiais, são apenas algumas das características destes espetáculos que movem milhares de pessoas do mundo inteiro.

São inúmeras opções de peças sendo exibidas todas as noites, mas algumas se destacam por sua inovação ou pela tradição. Vejam alguns dos musicais que assisti nos últimos anos e considero simplesmente imperdíveis. Incluí na lista três clássicos e três mais recentes, para agradar todos os gostos! Os seis podem ser encontrados em cartaz em ambas as cidades! Comecemos pelos clássicos…

1) The Phantom of the Opera (1986)

IMG_20130617_152128

O primeiro da lista é simplesmente o primeiro de todos. O Fantasma da Ópera, como chamamos no Brasil, estreou em 1986 em Londres e se mantém em cartaz desde então. Em Nova York abriu dois anos depois e também nunca deixou os palcos. Mesmo com tantos anos de estrada e toda sua cafonice característica, a produção se renovou e continua impressionante até nos dias de hoje. Um clássico eterno, com grande música e efeitos imperdíveis.

Em cartaz também em: Budapeste (Hungria), Estocolmo (Suécia), Yokohama (Japão) e outras cidades americanas (turnê). Ingressos e informações: Site oficial.

2) The Lion King (1997)

O maior sucesso da divisão de teatro da Disney, O Rei Leão continua a lotar teatros em pleno 2017, ano que marca o seu 20º aniversário. O espetáculo foi uma revolução na época de sua estreia na Broadway, mudando a forma de se adaptar filmes aos palcos. Os criadores pegaram tudo que deu tão certo no cinema e resignificaram para a linguagem de musical, conseguindo a proeza de melhorar a trama, os personagens e as canções. Esse é um espetáculo que não importa quantas vezes eu assista, seja na língua que for, ainda me emociona a cada fechar das cortinas! (comentei sobre a montagem espanhola, aqui!)

Em cartaz também em: Xangai (China, no parque Disneyland), Hamburgo (Alemanha), Cidade do México (México), Haia (Holanda), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). Ingressos e informações: Site oficial.

3) Wicked (2003)

IMG_20130613_185053

Recém encerrado no Brasil, Wicked é mais um desses fenômenos de bilheteria que lotam teatros enormes ao redor do mundo. Conta a história oculta por trás de outro clássico, O Mágico de Oz, e se tornou um dos espetáculos com maior legião de fãs entre os amantes de musicais. Se tem uma canção que define o teatro musical americano contemporâneo é “Defying Gravity”, que foi consagrada na voz da estrela Idina Menzel, hoje conhecida por seu papel em Frozen. (comentei sobre a montagem brasileira, aqui!)

Em cartaz também em: Zurique (Suíça), Pequim/Xangai (turnê) e outras cidades americanas (turnê). Ingressos e informações: Site oficial.

4) Aladdin (2014)

DSCN2713

Seguindo o sucesso de O Rei Leão, Mary Poppins e A Bela e a Fera, a Disney Theatrical Productions trouxe aos palcos a adaptação de outro grande clássico da renascença Disney: Aladdin. Embora não tenha atingido o mesmo impacto de O Rei Leão, esta produção fez sucesso o suficiente para receber 5 indicações ao Tony (maior prêmio da Broadway) e garantir a expansão ao redor do mundo. Mesmo contando com algumas diferenças em relação ao desenho, sendo a principal delas a ausência do macaquinho Abu, o musical conseguiu atrair os fãs da Disney, oferecendo novas canções e belíssimos números. (comentei sobre a montagem da Broadway, aqui!)

Em cartaz também em: Sidney (Austrália), Hamburgo (Alemanha) e Tóquio (Japão). Ingressos e informações: Site oficial.

5) The Book of Mormon (2011)

DSCN2760

Fruto da colaboração improvável entre os criadores de South Park (Trey Parker e Matt Stone) e o compositor de Frozen e Avenida Q (Robert Lopez), The Book of Mormon foi a grande sensação de 2011, quando estourou bilheterias, moveu fãs, ganhou prêmios e ofendeu boa parte dos religiosos nos Estados Unidos. O espetáculo contava com um dos ingressos mais caros da Broadway (hoje é o fenômeno Hamilton, que ainda não vi) e listas de espera enormes! Mas é completamente justificado: Mormon é engraçado, empolgante e muito envolvente. Assista e saia assoviando as músicas ofensivas e politicamente incorretas.

Em cartaz também em: Melbourne (Austrália), Estocolmo (Suécia) e outras cidades americanas e canadenses (turnê). Ingressos e informações: Site oficial.

6) Kinky Boots (2013)

20140830_152144

Vencedor do Tony de melhor musical em 2013, Kinky Boots é mais um daqueles que não vai agradar a família tradicional brasileira. A trama engraçada e absurda sobre a drag que vai trabalhar numa loja de sapatos tradicional conquistou o público em Nova York, até começar a ganhar outras versões em outros continentes. Mas o fato é: Kinky Boots é super divertido e conta com músicas cativantes da cantora americana Cyndi Lauper.

Em cartaz também em: Melbourne/Sydney (Austrália) e outras cidades americanas (turnê). Ingressos e informações: Site oficial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s