Visita fantasma no Olímpico de Berlim

DSC02287

Visitar estádio é um passeio bem comum mundo afora. Eu mesmo já comentei por aqui sobre o tour do Santiago Bernabéu. Obviamente, sendo fã de futebol, não podia deixar de conhecer um dia o histórico Estádio Olímpico de Berlim, ícone das polêmicas Olimpíadas de 1936 e sede da final da Copa do Mundo de 2006. Ano passado, 10 anos após o tetracampeonato italiano, tive oportunidade de pisar no local, e a surpresa não poderia ter sido maior. 

Diferente da casa do Real Madrid, onde vi turistas histéricos se amontoando pelos corredores do museu do clube, o Olympiastadion não poderia estar mais vazio. Ok, era dezembro, o inverno já castigava a capital alemã, mas jamais esperaria encontrar um dos principais pontos turísticos da cidade tão às moscas. Cheguei na bilheteria: eu era o único. Na lojinha, só eu. No principal ponto de fotos… ninguém. Nada de selfies, famílias barulhentas, guias atrapalhados. Só eu e minha câmera, aproveitando cada momento de solidão.

DSC02291

Curiosamente, o “tour” também não é muito organizado, o que aumentou ainda mais minha sensação esquisita, porém instigante de visitante solitário. Nada de linha do tempo ou unifilas te dizendo aonde ir. Depois que se compra o ingresso, você está livre para passear por onde quiser, sem ordem, sem barreiras ou pessoas te vigiando. O melhor que dá pra fazer para os necessitados de uma “metodologia” no passeio é procurar os símbolos do local e ler as poucas plaquinhas em inglês. As informações são escassas, porém interessantes.

Mas o fato é que minha diversão foi procurar lugares diferentes para fotografar e demorar mais do que o normal para tirar cada clique. Acho que só lá para os 20 minutos de visita que fui encontrar os primeiros colegas viajantes. Encontro curioso, marcado por um aceno e sorriso amarelo entre pessoas que sabiam estar sozinhas num ambiente que facilmente comportaria outras 70 mil.

DSC02295

Meus únicos companheiros de visitação. 

Falando do estádio em si, apesar da minha situação inusitada, é um passeio realmente imperdível para os amantes de futebol. O Olympiastadion possui uma história riquíssima em grandes eventos internacionais, tanto em Olimpíadas, quanto na Copa do Mundo e torneio europeus (como a final da Champions League de 2015). Além disso, o Hertha Berlin, principal time da cidade, manda todos os seus jogos por lá. Possui inclusive uma lojinha oficial no local que permanece aberta para os visitantes, embora não tenha preços muito atrativos.

Os ingressos para visitação custam 7 euros, mas tem opções mais caras com tour guiado, que levam até pontos mais internos do estádio. Por experiência própria, tour com guia costumam ter suas doses de chatice. Neste caso talvez só valha a pena se a intenção for realmente conhecer a fundo o lugar e tentar absorver um pouco de história. Mas se um passeio livre for o suficiente, só para tirar boas fotos e ver os monumentos mais importantes de perto, escolha sem medo a opção mais barata. O Olympiastadion por si só já é um marco na vida de qualquer boleiro.

Site oficial: Olympiastadion.berlin

Endereço: Olympischer Platz 3, Berlim

Como chegar: Estação Olympiastadion do S-Bahn

MAIS FOTOS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s