Loucuras do Breakfast Tour em Xangai

IMG_20180521_101420726

Eu sou do tipo que foge de tour guiado, especialmente quando se trata de comida. Normalmente prefiro descobrir sozinho minhas conquistas gastronômicas de aventura. Mas ao pesquisar sobre Xangai, encontrei a sugestão do tour Lost Plate no blog China na Minha Vida da brasileira Christine Marote. Decidi então ouvir a local e reservar o “Breakfast Tour” na parte velha da cidade. Mal podia imaginar o que estava por vir.

A reserva é toda feita online, incluindo o pagamento. O site te envia e-mail de confirmação com contatos do guia, localização do ponto de encontro e até instruções em chinês para mostrar para motoristas de táxi. Toda a comunicação é em inglês, assim como o tour em si. Tive a sorte de ter sido guiado por um rapaz muito simpático chamado Nick, realmente conhecedor de Xangai, atencioso e preocupado com as necessidades dos clientes (chegou a perguntar se eu era vegano ou tinha alergias, para pensar num trajeto especial).

IMG_20180521_103606575

Enfim, ao chegar no dia marcado encontrei o Nick as 09:00 numa estação de metrô da linha 12 e partimos com mais uma viajante para a parte velha da cidade. O lugar era muito interessante, completamente livre de ocidentais e bem distante de áreas turísticas. Passamos por vilas de casas, ruas sujas e até do lado de uma prisão. Mas claro que a graça do tour não era a área em si, mas a comida típica servida pela manhã – e aqui as coisas ficaram interessantes. Eis algumas das iguarias que desbravamos:

  1. Estilo de pão frito bem gorduroso com ovo.
  2. Bolinhos fritos com porco ou legumes
  3. Massinha doce de arroz
  4. Bebida de mix de feijões
  5. Bebida alcoólica de cobra
  6. Panqueca estilo crepe bem temperada
  7. Frutas que não sei nem descrever

Salvo o primeiro item que quase engana como um pão com ovo brasileiro, o resto não poderia ser mais inusitado. Essa foi a graça deste tour: ser levado para uma área da cidade que jamais iria sozinho e conseguir comer em estabelecimentos (na falta de uma palavra melhor) de pessoas que claramente não falavam inglês. Foi nesse momento que me senti mais incluído em Xangai: comendo coisas típicas e no meio de centenas de chineses. Aconteceu algo até curioso: algumas adolescentes ficaram tentando tirar fotos nossas na encolha (não conseguiram, eu percebi). Segundo o guia isso é bem comum em lugares que não tem muitos turistas. Sensacional não é?

Quem for a China, recomendo imensamente o serviço do pessoal da Lost Plate Food Tours. Tem algumas coisas que vocês não vão esquecer tão cedo.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Site: lostplate.com

Tour contratado: Breakfast Tour

Valor: 300 RMB (aprox. R$ 175,00)

Horário: 09:00

Duração: 2 horas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s