Yokohama Marinos no Nissan Stadium

marinos_capa

Se você é fã de futebol, já deve ter sonhado em assistir um jogo do Barcelona, da Juventus ou quem sabe do Manchester United, certo? Falando por experiência própria, em todas as vezes que estive na Europa tentei encaixar no cronograma algum evento esportivo ou pelo menos uma visita aos estádios locais. Mas e se você inventa de ir pro Japão? Será que vale a pena sair pra desbravar a desconhecida J-League?

O futebol no Japão já é um acontecimento, nisso não há dúvidas. Desde a ida de Zico e tantos outros craques estrangeiros para o país, a liga local cresceu imensamente e consolidou o esporte como uma realidade para os japoneses. Se hoje a seleção nacional se classifica para toda Copa do Mundo com facilidade, eventualmente surpreendendo em nível internacional, é resultado do processo de profissionalização do futebol que se intensificou na década de 90. Os torcedores não ficaram para trás, demonstrando interesse e paixão por seus times e pela seleção, além claro da educação impecável nos estádios como a imprensa estrangeira sempre adora mostrar.

Mas por que falei tudo isso? Pra deixar bem claro que SIM, vale muito a pena assistir a J-League. Óbvio que não se compara com os principais campeonatos do mundo, como a Premiere League ou a Serie A Italiana, mas para quem está no Japão com saudade de um futebolzinho, o passeio é mais do que recomendado.

marinos09

Atualmente o time mais fácil de acompanhar é o FC Tokyo, pelo simples fato de jogar na capital japonesa, principal cidade turística do país. Mas como o sistema ferroviário do Japão é maravilhoso, dá também para ir ver os jogos de outras equipes nos arredores de Tóquio sem muito esforço, como o Urawa Reds, Kawasaki Frontale, Kashima Antlers e o Yokohama Marinos. Apesar da minha vontade de ver a estátua do Zico em Kashima, acabei optando por assistir uma partida do Marinos, porque queria conhecer Yokohama e o próprio Nissan Stadium, que afinal de contas foi onde o Brasil ganhou o pentacampeonato.

O processo até o início da partida não poderia ter sido mais fácil. Fiz a compra pela internet, através do site oficial da própria J-League, que tem opção em inglês. Recomendo muito o ingresso antecipado, o que elimina a necessidade de interação com bilheteiros que não falam sua língua. O site emite um e-ticket com QR Code após a confirmação do pagamento, que você deve imprimir e levar no dia. Os ingressos variam de 2.500 a 5.900 ienes (aprox. R$ 85,00 a R$ 200,00), dependendo do setor. Compre o mais barato sem medo, garanto que vai ser o ponto mais cheio do estádio e, por consequência, o mais animado.

marinos01

Para chegar também é bem fácil: fui da Tokyo Station até a Yokohama Station de shinkansen e depois peguei a Yokohama Line até Kozukue Station. Todo o trajeto foi coberto pelo Japan Rail Pass (falo dele aqui) e não levou nem 50 minutos. Ao chegar em Kozukue não tem erro: siga as massas de torcedores de azul até chegar no estádio. Aqui que talvez seja a parte mais desafiadora, afinal poucos funcionários falam inglês e a sinalização é meio confusa. Mas com o ingresso em mãos, basta mostrá-lo o tempo todo que os simpáticos staffs vão sempre te apontar para onde ir.

Já dentro do Nissan Stadium, aí tudo é festa. Tem comida de estádio, lojinhas com produtos dos Marinos e muitos pontos legais para tirar fotos. Por sorte, assisti uma goleada do time da casa, então o ambiente não poderia estar melhor. Diferente das reportagens bobas e simplistas de certas redes brasileiras (leia-se: mau jornalismo), a torcida local é muito animada e canta o tempo inteiro. Pra quem acha que os japoneses são tímidos e respeitosos, espere sair um gol do time deles: você vai ser abraçado na hora no mar de pulos e gritaria. Depois do 5º que presenciei, percebi que já era Marinos desde criancinha.

MAIS INFORMAÇÕES

Nissan Stadium

Estação: Kozukue Station (dá pra andar da Shin-Yokohama também)

Jogos: normalmente de Fevereiro a Dezembro

Onde comprar: www.jleague.jp/en/match

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s