O imperdível museu de cinema em Berlim

20161215_163146

A capital alemã é um dos polos cinematográficos mais importantes do mundo, tanto por suas belas paisagens que anualmente são locações de inúmeras produções, quanto pelo prestigiado Festival de Berlim, que já premiou várias obras marcantes como A Viagem de Chihiro e até o nosso Tropa de Elite. Mas mesmo fora de época, os viajantes cinéfilos ainda tem muitos motivos para curtir a cidade. O principal deles é a imperdível Deutsche Kinemathek e seu museu do cinema alemão.

Localizada nas dependências do Sony Center, belo complexo de entretenimento patrocinado pela gigante japonesa, a “cinemateca alemã” é um instituto de preservação e história que data de 1963. Atualmente se consolidou como um centro importante para a memória do cinema do país, além de um ponto turístico e de lazer indispensável para todos os interessados no assunto.

A exposição permanente traça um histórico fascinante que vai desde a origem do cinema e televisão na Alemanha até suas popularizações como meios de comunicação de massas. Tem muitas seções temáticas impressionantes, como as dedicadas ao cinema de propaganda nazista, mas as partes mais gloriosas para qualquer fã da 7º arte são as referências a mega clássicos da humanidade, como O Gabinete do Dr. Caligari e Metrópolis.

20161215_170716

Eventualmente a cinemateca também apresenta algumas mostras temporárias interessantes, como a atual “Between the Films – A Photo History of the Berlinale”, dedicada aos acervos fotográficos do próprio Festival de Berlim, que fica em cartaz até Maio de 2019. Após as exposições, vale a visita ao “Museum Shop”, uma espécie de livraria e loja de souvenirs com diversos DVDs, livros e artigos cinematográficos de dar água na boca. Estudantes, profissionais do meio e cinéfilos tem a obrigação de experimentar a Deutsche Kinemathek. Eu garanto que a tarde vai valer a pena!

Quem quiser esticar mais o passeio, ainda no Sony Center dá para encontrar o Legoland Discovery Centre e o CineStar Berlin. O primeiro não passa de uma versão reduzida e indoor dos parques da Lego, mas que pode ser legal para viajantes com crianças. Já o segundo é um super cinema com diversas salas, incluindo uma IMAX que exibe os principais lançamentos em grande estilo. Ah, uma última informação: tudo isso é pertinho da Potsdamer Platz, então não tem desculpas para não ir.

Mais informações:

Deutsche Kinemathek

Potsdamer Straße 2, 10785 Berlin, Alemanha

Abre de quarta a segunda de 10:00 a 18:00, sendo que nas quintas vai até 20:00.

Como chegar: procure as estações da Potsdamer Platz no metrô ou trens urbanos.

Preço: 8 euros (sendo que nas quintas de 16:00 a 20:00 é gratuito)

Site oficial (em inglês): www.deutsche-kinemathek.de/en

PASSEIO EM 360º:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s